Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Este blog está desactivado, por favor visite o novo blog em http://oficina.blogs.sapo.pt/
Referência: 10189
Nome: Taj Mahal
Tema:
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 5922
Preço LEGO®: 299,95 euros
Preço por peça: 5 cêntimos
Dados de compra: N/A
Instruções: Três livros A4, dois de 76 páginas e um de 24 páginas.
Autocolantes: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, na caixa e no final do 2º livro
As peças
5 cêntimos a peça é um preço muito bom para um conjunto LEGO... mas atendendo o preço final de 300 euros já é de pensar duas vezes se valerá tanto a pena o investimento.
Apesar da grande quantidade de peças (é o conjunto com maior número de peças até à data), a variedade não é muito grande. Mais de metade das peças são brancas e uma percentagem significativa são pequenas plates. Apesar de a maior parte das peças serem relativamente comuns, existe um número expressivo de algumas peças incomuns e de fácil utilização.
Portanto e apesar de um PPP muito baixo, não é propriamente um conjunto para peças. Principalmente por causa do preço final e também pela variedade limitada do sortido de peças.
A construção
Longa.
Começa logo pela distribuição de peças. Os sacos não estão numerados, logo para não tornar a construção num processo de “procura aquela peça” decidimos dividi-las primeiro. A Tânia demorou quase duas horas a fazê-lo por isso podem imaginar a trabalheira que isso deu.
Construímos este conjunto os dois, sem pressas. Não cronometramos, mas levamos quase 4 dias gastando só algumas horas por dia.
A construção é dividida em 4 fases principais. A base, os minaretes, a cúpula central e o edifício. Por sua vez, algumas destas fases podem ser divididas em outras pequenas fases devido à repetição de passos.
Essas repetições de passos poderão ser talvez a característica mais negativa do processo de construção. Acredito que quem goste de comprar conjuntos LEGO seja para isso mesmo, construir. Mas este conjunto torna a construção enfadonha… é que, por exemplo, empilhar seis plates 1x1 quarenta e oito vezes é obra.
Mas as repetições não se ficam por aqui, como o original, o conjunto é completamente simétrico, logo quase todos os passos da construção tem que ser feitos duas ou mesmo 4 vezes!
Apesar das repetições há partes muito interessantes na construção. Destaco as cúpulas e os pormenores em SNOT junto ás portas. As partes onde as paredes ficam na diagonal também estão bem conseguidas e torna o processo de construção mais interessante.
O desenho
Soberbo.
O modelo é reconhecido em todo o mundo e é inegável a sua beleza. A tarefa da LEGO para o passar para blocos de construção deve ter dado algumas dores de cabeça. Primeiro porque para algumas partes foi sem dúvida necessário o recurso de algumas técnicas mais avançadas, a cúpula é um bom exemplo disso. Segundo porque era necessário jogar com a escala utilizada com os pormenores que iriam desaparecer ou ficar. Se fosse pequeno poderia perder muita da magia, se fosse grande, poderia ficar demasiado caro.
No entanto a LEGO conseguiu um compromisso ideal na escala. O conjunto é facilmente identificável apesar das limitações das peças LEGO.
Claro que nem todas as adaptações foram perfeitas, mas se calhar o efeito até é maior assim. Falo por exemplo das janelas da base ou mesmo das bases das turntables.
Outro aspecto a destacar é a modularidade do modelo final. Facilmente a base se separa em 6 partes, se retiram os minaretes, estrutura central e cúpula principal. Tudo isso é excelente para o transporte.
Negativamente destaco uma falha na concepção da cúpula que incompreensivelmente torna-a ligeiramente torta quando vista de certos ângulos. Digo que não compreendo por achar a solução simples.
Mas tendo em conta as limitações de um conjunto LEGO e o seu aspecto final, este modelo é sem dúvida um regalo para os olhos!
Jogabilidade
Não é propriamente um conjunto para brincar, por isso a idade aconselhada é os 14+. É um modelo para expor e nisso cumpre a sua função na perfeição.
Outros
Nota 10 para a LEGO por ter ouvido os AFOLs quando eles pediram uma série de monumentos no final de 2005!
Conclusão
Com este conjunto parece que a LEGO decidiu mesmo avançar com uma linha de monumentos. Se a Torre Eiffel pode não ter saído como a maior parte dos AFOLs a imaginavam, acho que já não se pode dizer o mesmo do Taj Mahal.
Apesar de um PPP baixo, não o considero boa compra com o objectivo de ser para peças. Mas verdade seja dita, duvido que muita gente tenha coragem de o desfazer, principalmente tendo em conta que dá para o arrumar em pouco espaço devido á modularidade.
O aspecto final é lindíssimo e esse resultado não é devido somente ao modelo original. A LEGO fez um bom trabalho e sinceramente não sei como a LEGO poderia tornear as características negativas que apontei.
É um conjunto obrigatório para quem gosta de esculturas LEGO e pergunto-me se com dois não seria possível fazer uma versão quase à escala minifig..
Brickset: 10189
Inventário Peeron: 10189
Colocarei imagens após o evento de Viana