Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Review do set 75059 - Sandcrawler

por baixinho, em 02.03.16

Referência: 75059
Nome: Sandcrawler
Tema: Star Wars
Ano de Edição: 2014
Número de Peças: 3296
Preço LEGO®: €309,99
Preço por peça: 9,4 cêntimos
Dados de compra: N/A
Instruções: Sim, um livro A4 com 310 páginas
Autocolantes: Sim
Minifigs: Sim, 14. Sendo vários deles robôs.
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no fim do livro de instruções


 
As peças
10/10
Mesmo sabendo que nos conjuntos mais caros o PPP costuma ser mais interessante (mesmo em conjuntos licenciados), as peças deste conjunto tornam-se ainda mais interessantes se tivermos em conta a sua possível utilização em outros contextos. A variedade e quantidade de peças castanhas, nomeadamente plates e wedges plates, é enorme. Não são apenas extremamente úteis nas técnicas recentes de landscape, mas também para a construção de outras estruturas. É mesmo nas peças castanhas que surgem as principais peças incomuns (e por norma logo em grande quantidade) como as tiles modified with studs on wedges e wedge plates.
Peças exclusivas existem apenas nos minifigs, principalmente na que compõem o tio do Luke, Owen Lars e alguns dos robôs. De realçar a beleza das impressões nos minifigs onde destaco uma nova versão do C-3PO.


75059 Sandcrawler (8)
by Luis Baixinho, on Flickr

A construção
9/10
A construção prolonga-se por dezasseis longas fases. Algumas fases são apenas a repetição em espelho de anteriores, o que causa alguma monotonia na construção. No entanto há que realçar algumas técnicas invulgares como, por exemplo, uma solução onde uma parte da estrutura é apenas pousada e onde mais tarde ficará entalada entre outras partes do veículo.
Inevitavelmente parte da construção utiliza peças technic, essenciais para a robustez do veículo, para alguns dos ângulos das superfícies e para alguns dos gadgets.
No fim a construção revela-se agradável, com algumas boas surpresas a meio mas também com alguma (inevitável) monotonia.


75059 Sandcrawler (10)
by Luis Baixinho, on Flickr

O desenho
9/10
Penso que a principal característica é a imponência do veículo. Claro que se poderá contra-argumentar que está desenhado numa escala bem mais pequena, no entanto mesmo tendo isso em conta o resultado final é… grande.
O aspeto geral do veículo é muito próximo do original e até considero que as adaptações devido às diferentes escalas utilizadas foram bem disfarçadas.
Existem algumas falhas, nomeadamente buracos visíveis na estrutura.

Jogabilidade
7/10
Apesar de achar que a jogabilidade não é um ponto importante num conjunto deste tamanho, penso que a que existe neste set está um pouco mal explicada. Se a direção e a porta frontal são simples de descobrir e utilizar, algumas das funcionalidades internas apenas aparecem vagamente explicadas nas últimas imagens do livro de instruções e na parte de trás da caixa. Considero que o acesso facilitado ao interior do veículo é uma grande mais valia mas penso que esse mesmo espaço está um pouco mal explorado.
Provavelmente gostaria que a LEGO decidisse que este tipo de conjuntos são apenas para expor, apostando mais no aspeto e detalhes do que numa fraca jogabilidade.


75059 Sandcrawler (16)
by Luis Baixinho, on Flickr

Conclusão
8/10
Não é um conjunto perfeito e muito disso deve-se à tentativa de agradar tanto as crianças com alguma jogabilidade como os coleccionadores adultos pelo seu tamanho e detalhe. No entanto há que admitir que tendo em conta essas características o trabalho está relativamente bem conseguido. Falta talvez mais e melhores detalhes no interior e o refinar de alguns pormenores.
Obrigatório para os coleccionadores mas não a melhor aposta para uma criança brincar (também duvido que alguém com mais de 14 anos brinque..).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:14



Pesquisar

Pesquisar no Blog





O meu próprio tema LEGO

Wiki OutroMundo