Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Problemas de AFOL

por baixinho, em 06.02.17

AFOL  problems . . .

Ainda no sábado aconteceu-me isto quando estive a arrumar umas peças que estavam na banca de trabalho há já demasiado tempo.

Apesar de ter um sistema relativamente orgânico onde quando uma gaveta fica com demasiadas peças, basta abrir um nova e realinhar as restantes (tenho sempre um ou outro espaço sem gavetas), a verdade é que dá o seu trabalho. Por norma deixo ficar assim como a foto mostra durante algum tempo, até ter a certeza que não tenho outro remédio que não realinhar tudo :)

Foto de Andrew Lee.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:05

Pequenas alterações

por baixinho, em 05.02.17

No outro dia descobri que era possível colocar menus aqui nos blogs do Sapo. Andei a espreitar noutros blogs o que poderia por e além de tags era vulgar colocar algo sobre quem escreve no blog. Portanto fiz um pequeno artigo sobre isso para a primeira opção do menu, o Sobre Mim. As seguintes opções são as tags que identificam os posts com os meus MOCs e com as minhas Reviews. A tag que identifica a minha rubrica semanal de actualidades vem a seguir e, enquanto não consigo definir um formato que consiga cumprir semanalmente para a rubrica das peças, vem um artigo com os melhores conjuntos de 2016.

Claro que muito provavelmente mudarei algo no futuro, mas para já fica com estas opções.

Acham que deveria colocar outras opções?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:28

Lançador

por baixinho, em 05.02.17

“Onager” Five-Wheeled Diesel Launcher Truck Mk. XXIX (ready)

Extremamente interessante, original e detalhada é esta construção do Beau Donnan. Muito dentro do seu estilo onde a quantidade de engrenagens fazem suspeitar que a construção funciona mesmo.. e sinceramente, como já vi várias construções deste autor que funcionam mesmo, não sei responder.

“Onager” Five-Wheeled Diesel Launcher Truck Mk. XXIX (loading)

Apesar de achar que o mais provável é mandar directamente o intrépido aviador lavrar o campo em frente, a verdade é que o Beau não esqueceu nenhum pormenor. Em cima temos a forma como o projecto de avião é colocado no veículo. Em baixo vemos a acção logo após o lançamento. A ideia do vagão em cima dos carris está bestial. Dá mesmo vontade de imaginar aventuras para acompanhar estas construções.

“Onager” Five-Wheeled Diesel Launcher Truck Mk. XXIX (aircraft)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:02

LegOficina dos Baixinhos é RFLM

por baixinho, em 04.02.17

No passado dia 1 de fevereiro recebi um mail do Kim Thomsen (AFOL Relations Manager da The LEGO Group) a informar-me que a LegOficina dos Baixinhos passa a ser um Recognized Fan LEGO Media (RFLM) e eu, como representante do blog, passaria a ter acesso ao LAN (LEGO Ambassador Network).

A ideia de me candidatar a este programa surgiu de uma conversa com o próprio Kim e como a achei interessante, preenchi os vários formulários e lá me candidatei. Sei que o programa é diferente do que eu participei nos meus tempos de LEGO Ambassador (já lá passam mais de 10 anos), portanto não posso afirmar concretamente o que se vai passar a seguir. Principalmente com o blog.

Penso que o funcionamento e a linha actual da LegOficina dos Baixinhos não vá mudar muito do que vem a ter sido nestes últimos anos. Poderei é ter a oportunidade de anunciar/publicar alguma informação disponibilizada na própria LAN.

Para já a LAN serviu para descobrir vários sites/blogs que são RFLMs que desconhecia :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:25

Neo Classic Space persegue-me

por baixinho, em 02.02.17

MCVPMain1

Já que ultimamente ando a destacar vários MOCs desta temática. Desta vez vou outra vez ao ZCerberus pegar numa super interessante interpretação do 6989 que para mim é um dos melhores conjuntos que a LEGO alguma fez.

E se o conjunto é de excelência, este MOC também segue a qualidade. Só o apreciar o interior do cockpit já me chega para uns bons minutos. Sim, devem dar uma boa vista de olhos a todas as imagens do MOC.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:40

Quinta das actualidades: Paredes de Coura Fan Weekend

por baixinho, em 02.02.17

 

Terminou ontem o período de inscrições para a segunda edição do Paredes de Coura Fan Weekend.

 

A edição anterior teve um tão grande sucesso que mais de 250 AFOLs de dezoito países diferentes inscreveram-se para a edição deste ano. Sensivelmente mais 80 do que no ano passado. Além da presença garantida de vários funcionários da LEGO, vão estar presentes vários AFOLs proeminentes no hobby. Podemos realçar a presença dos editores da Bricks Magazine e da Bricks Culture, do frontman do Brickset, do criador do BrickNerd, de um dos fundadores da HispaBrick, de organizadores do Skaerbaek Fan Weekend e de vários LUG Ambassadors (com certeza que me esqueci de alguém). De notar também a presença de vários construtores de elite que, com certeza, irão inundar a exposição de excelentes construções.

 

Claro que o evento não vive apenas das presenças, mas também das várias actividades que irão decorrer para os AFOLs inscritos. Espera-se, como aconteceu no ano passado, por muita partilha, animação e festa durante os três dias.

 

Este evento torna-se assim cada vez mais num dos incontornáveis no mundo AFOL e é uma grande honra para um AFOL português, tê-lo no nosso país.

 

Como é sabido, a LEGO pretende que este tipo de eventos (hub events) consigam reunir os AFOLs de uma determinada região. Existe o de Skaerbaek já há algum tempo. O de Paredes de Coura começou no ano passado e este ano vai realizar-se um novo no Japão (nas mesmas datas do evento português). É esperado que surjam mais alguns eventos deste género, nomeadamente nas regiões que ainda não estão servidas.

 

Portanto é começar a apontar as datas de 9 a 12 de Junho já que Paredes de Coura irá ser o centro das atenções dos AFOLs deste lado do mundo!

 

Ahh, e vai lá estar também o blogger da LegOficina dos Baixinhos :)

 

Ps. sim, eu sei que poderia ter falado das novidades da Toy Fair alemã.. Mas achei isto mais interessante.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 07:55

Como o caracol

por baixinho, em 01.02.17

DenWad

Tropecei nesta construção navegando no photostream do autor, Bongobert, e perguntei-me logo como é que a tinha deixado escapar. Depois é que reparei na data e a quadra natalícia é sempre a pior em termos de disponibilidade para acompanhar o que se vai fazendo na Comunidade AFOL.

Sim, considero que a orientação das lagartas é estranha e duvido que seja funcional. Já cheguei a fazer algo do género (aqui), mas a orientação seguia a do resto do veículo. De qualquer maneira o que me chamou mais a atenção deste veículo foi o facto de andar com uma base literalmente às costas. Quase que poderia dizer que seria um bom redux do meu saudoso 6927.

Ahh, o próprio módulo está construído com um formato muito interessante para ser utilizado noutras situações! Humm, isto dá-me ideias :)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:50

Ruelas medievais

por baixinho, em 31.01.17

The Black Knight's Inn

Quando não tenho muito tempo, percorro rapidamente o Feedly (onde sigo vários blogs) e vou marcando vários posts para ler com atenção mais tarde. Demorei cerca de um mês para ler sobre este trabalho do Jacob Nion no TBB e... raios, que vontade que fico para construir qualquer coisa quando vejo algo assim.

Quando construí a Byblios, os meus primeiros rascunhos tendiam para fazer apenas a fachada da biblioteca e colocá-la numa rua estreita deste género. Claro com cores condizentes com a Byblios e com uma azáfama inspirada nos mercados árabes.

Mas voltando ao trabalho do Jacob, adoro o ar caótico da rua, o ambiente escuro, os diferentes edifícios e penso que só peca numa coisa. Merecia uma cena maior com o dobro de edíficios!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:30

Cádmio no meu LEGO?

por baixinho, em 31.01.17

Pois, leram bem.

Quando li esta pergunta, pensei logo: "nahh, cádmio nas peças LEGO, impossível!"

Qual não foi o meu espanto ao ler uma resposta que dizia que sim, chegaram a ser fabricadas peças LEGO onde o cádmio era utilizado como aditivo para estabilizar as cores vermelha e amarela. Isto aconteceu nos primeiros anos em que a LEGO utilizou ABS, ABS este que era proveniente dos dois fornecedores mundiais deste tipo de plástico, a Bayer e a Borg-Warner.

Como dá para ler na resposta à pergunta (através do mesmo link), esta inclusão do cádmio (metal tóxico) nas peças não era perniciosa para as crianças. A LEGO (ou melhor, os fornecedores de ABS) deixaram de utilizar o cádmio para estes fins devido a pressões ambientalistas e a partir de 1973 as peças LEGO deixaram de ter cádmio.

Interessante referir que esta alterações fez com que estas cores ficassem com tons ligeiramente diferentes. Parece que na altura não houve qualquer confusão como aconteceu em 2004, quando alteraram os cinzentos.

De notar que a resposta provêm de palavras do Gary Istok que, para quem não sabe, é o supra-sumo dos historiadores sobre LEGO.

 

 

Imagem retirada de um artigo na Wikipédia.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:00

Mas aquilo não é um Galo de Barcelos?

por baixinho, em 30.01.17

YOR_01

Estava eu muito bem a dar uma geral nos últimos posts no TBB quando tropeço nesta imagem de uma construção do Samuel Ho. Épá, de certeza que aquilo não é um galo de Barcelos?

Claro que pode ter sido coincidência e todo o MOC está interessante, principalmente os caracteres chineses e as flores. No entanto sempre que olho para o galo, não penso na China mas sim em Barcelos :)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:54


Pesquisar

Pesquisar no Blog



subscrever feeds



O meu próprio tema LEGO

Wiki OutroMundo