Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mas afinal o que é um LUG?

por baixinho, em 08.01.07

Depois de estar a ouvir/ler nos últimos dias tanta coisa sobre a palavra "LUG" decidi compartilhar o conhecimento que tenho nesta matéria.

LUG é a sigla de LEGO® Users Group, que traduzindo às três pancadas é Grupo de Utilizadores de LEGO. Grupo (segundo o dicionário Priberam, minha referência na NET) significa, entre outras coisas, "conjunto de indivíduos que têm interesses comuns". Ou seja, um LUG será um conjunto de pessoas que utilizam LEGO. 
Mas qual será o formato, o objectivo de um LUG? Será a simples reunião de pessoas que utilizam (das mais variadas formas) as peças/conjuntos/palavra LEGO?
Para melhor saber há que dar uma vista de olhos nos grupos auto-intitulados de LUGs.
O primeiro que me vem à cabeça é a LUGNET (LEGO Users Group Network). A LUGNET é o site da Internet incontornável na história da própria LEGO. Já foi também referência na própria evolução da Internet, tendo, na minha opinião, o melhor software de "newsgroup" que já vi. A LUGNET é propriedade de duas pessoas, Todd Lehman e Suzanne Rich* (na altura Suzanne Green) que praticamente construíram a LUGNET de raiz. No passado, eles os dois controlavam tudo o que se passava na LUGNET principalmente nos seus fóruns e um dos mitos da LUGNET é que o Todd lia todos os posts (e eram milhares) para controlar a sua qualidade. As suas decisões, para o mau ou para o bem, influenciavam todo o grupo. Após alguns anos o cansaço deu lugar à vontade de passar para outras mãos a tarefa gigantesca que era controlar a LUGNET. Após várias tentativas falhadas de grupos que ficariam com essa tarefa, Suzanne "passou" a administração da LUGNET para o Rene Hoffmeister.
Rene Hoffmeister é subejamente conhecido na comunidade internacional AFOL por ser o dono da 1000steine, um individuo com imensa capacidade de iniciativa e timming, entre outras coisas. Mas afinal o que é isso de 1000steine? 1000steine é uma amálgama de projectos que rodam à volta do Rene, é um fórum alemão (o que faz dele um LUG?), é uma loja (pelo menos no Bricklink), é um organizador de eventos, etc.
Um outro projecto também curioso é o Hispalug. O Hispalug é um fórum dos "nuestros hermanos" sobre a temática LEGO, esse fórum é propriedade de Rick83 e Yoyei. O  Rick83 é dono de uma das melhores lojas espanholas do Bricklink, Yoyei está à frente do Playclicks (grupo que aborda o coleccionismo de playmobil em Espanha) e da loja que lhe está associada.
Mas isto dos LUGs serem propriedade de alguém é norma? Não, existem muitos LUGs que não são propriedade de ninguém! Alguns deles são registados perante a lei, oficializados perante os seus Estados. Lembro-me por exemplo do NELUG (New England LUG) a que pertence a própria Suzanne Rich e que o Eric Kingsley****** é um dos grandes motores. Este é um grupo com regras bem rígidas, por exemplo, para alguém pertencer a este LUG além de ter que pagar quotas, é obrigado a participar em x actividades por ano e ter alguma função no grupo. No fundo, ser activo. Outros não são tão rígidos, como por exemplo o FreeLUG (francês). Existem também montanhas de LUGs que nem são propriedade de alguém ou sequer estão registados, aliás, pode-se dizer que esta é a norma. A maior parte dos LUGs são índole geográfica e reúnem poucas dezenas de AFOLs num ambiente informal, muitos nem possuem fórum ou sequer site na net. Aliás, nos EUA é comum haver dois LUGs diferentes em cidades vizinhas, como também é comum um AFOL pertencer a mais de dois LUGs. Outro exemplo é o ItLUG (Itália) que é um grupo propositadamente informal e que durante muito tempo viveu à sombra do Mário Ferrari**.
Outros grupos peculiares são os temáticos. Moda começou pelo Classic-Castle e Classic-Space após algumas cisões nos respectivos fóruns na LUGNET, esses são grupos de pessoas que se juntam não a partir de uma localização, mas sim à volta de um tema. Grupos tão fortes que organizam actividades próprias, que possuem layouts próprios nos grandes eventos LEGO nos EUA e com a importância para a LEGO na medida que possuem sempre mais do que um LA.
Basicamente um LUG é formado quando um conjunto de pessoas sente um interesse comum sobre LEGO e se identificam como um grupo.
Basicamente é o que está a acontecer com a comunidade à volta do fórum 0937. Um conjunto de pessoas começa a identificar-se como um grupo, a promover actividades (um almoço, uma wiki, um mapa, etc...).
Não é a primeira vez que isto acontece em Portugal. Temos a precedência do GPAL*** (extinto?), da PLUG e da Evoluir21****. Vários tipos de LUG oferecem a oportunidade de escolha (ou não) ao AFOL. Se não gostar tem sempre a hipótese de não se afiliar a nenhum ou criar um novo grupo. Coisa simples com o software de fóruns oferecidos pelo Google ou Yahoo ou até mesmo com a nova lei associativa em que se cria uma associação com 170€ e num dia.
Tão simples que não deveria causar qualquer confusão.

Luís Baixinho
Ex LEGO Ambassador e que já anda por cá há tempo suficiente para ter assistido a uma boa parte da história das comunidades LEGO.

PS: muitos dos termos estão descritos na wiki0937.
PS1 e off-topic: Cá no norte (e eu sou daqueles que quando passa a ponte de Viana em direcção ao sul já sinto um cheiro diferente*****) quando se põe o dedo na ferida aberta de alguém, sem aviso, é normal receber um "ca#$%&o ta fo#$, põe o dedo mas é no teu c$ " e outras coisas do estilo.
PS3: LUG oficial é coisa que não existe. Oficial significaria um reconhecimento oficial e formal da LEGO (e não de um estado porque estamos a falar de LEGO Users Group) o que só acontece ao próprio clube criados por eles, o LEGO Club.

* Que estiveram com casamento marcado na Legoland californiana...
** Que escreveu com o irmão bons livros sobre mindstorms (versão RCX).
*** Grupo Português de Actividades em LEGO como descrito pelo post do bionicdroid no fórum 0937.

**** Evoluir 21 é a associação portuguesa com o cargo de organizar a First LEGO League em território nacional.
***** Se calhar deve ser porque a saída sul da ponte tem próximos uma celnorte e um aterro sanitário...

****** Impulsionador do save.9vtrains

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:25


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Mary a 08.01.2007 às 16:29

Bricks!! Quem fala assim não é nada gago!!!!
Sem imagem de perfil

De tânia a 08.01.2007 às 18:43

lol ;) faço meu o teu comentário.
Sem imagem de perfil

De ups a 13.01.2007 às 14:45

Sugiro que uses 1. Assim nao preciso de contar asteriscos.

Comentar post



Pesquisar

Pesquisar no Blog