Domingo, 31 de Dezembro de 2006

2006 - Um legobalanço.

Comecemos pelos sets que a LEGO editou:
Exo-force foi o porta-estandarte projectado pela LEGO para este ano. Se o mereceu ou não, as informações são contraditórias. Pelo que sei teve sucesso nos EUA, Japão e norte da Europa que são os sítios onde realmente int€r€ssa . Quanto aos sets propriamente ditos até nem são mal de todos. Exploraram um tema (Mechs), praticamente novo para a LEGO (excepção feita aos tímidos Mechs no Life On Mars ), numa mais que inevitável luta do bem contra o mal. Mal que é desta vez foi representado por robôs. 
Assistimos também ao cimentar da linha city com os sub-temas hospital e aeroporto (que há tanto tempo estavam arredados das prateleiras das novidades LEGO). Para melhorar tivemos mais dois bons sets de construção. Se a qualidade dos edifícios não foi a desejável, os veículos já foram mais do agrado dos AFOLs . Claro que ainda subsiste um pouco a mágoa por causa do abandono do 4-wide . Paciência, se continuar assim, dentro de alguns anos teremos este sistema com uma boa variedade para remeter o sistema 4-wide para o estatuto de "antiguidade".
Este também foi o primeiro ano após o termino da prequela Star Wars . A própria LEGO não sabia bem como seriam as vendas do tema. Vendas essas que se revelaram tão boas que houveram vários sets a entrar repetidamente em "ruptura de stock". Para isso ajudou a qualidade dos sets. Que apesar de serem na sua maior parte re-edições , estavam bastante melhoradas. Em Junho saíram mais dois grandes sets (6210 e 6211) que ajudaram à festa da "ruptura de stock". O 6210 foi para mim uns dos melhores sets do ano, do 6211 já não tenho a mesma ideia... muito por ser completamente fora de escala.
2006 também foi o ano do aparecimento de mais alguns temas licenciados. A LEGO nunca mais aprende que para fazer o licenciamento de algum tema tem que pegar em algo "grande". Coisa que nenhum dos temas licenciados deste ano (batman, spongebob e avatar) o foram. Estes estão todos condenados ao desaparecimento (a não ser que haja um milagre) e por mim não vão deixar saudades. Excepção feita a um ou outro set , claro.
No segundo semestre deste ano a LEGO esgotou o tema vikings. Já com pouca inspiração editou dois sets . Um deles muito bom pela quantidade de minifigs (7), outro mais mediano com um dragão que desnecessariamente rebenta com todas as escalas. Pena que se tenham ficado por barcos, catapultas e afins e só tenham editado um forte (em 2005 e bom) quanto a edifícios.
O NXT também foi outra grande revelação. Digno substituto do já moribundo RCX , possui imensas virtudes e algumas limitações. Nada de provocar admiração. O RCX também padecia de bastantes limitações que só aguçaram a criatividade dos construtores de robôs para conseguirem mais com tão pouco.
Este também foi o ano da introdução de um novo sistema para os comboios: o Infra-Vermelhos (IR). É um sistema diferente do anterior (9V) com as suas vantagens e desvantagens. Mas os sets editados valem por si mesmo e considero o 7898 outro dos melhores do ano. Acho que já não se via um set comboio tão bom há mais de uma década.
Em princípio este também será o último ano o Knight's Kingdom II (aka KK2 ou aka Heróis em pijama). Foi o terceiro ano da série e muito provavelmente o melhor. Mas o estigma do pijama e um contexto demasiado fechado condenaram-no desde o principio. Será que a  LEGO volta a aprender que os miúdos que gostam de construir com peças LEGO também gostam de construir as suas histórias. Não que lhas impinjam.

Claro que poderia continuar por outros temas... mas no essencial acho que a LEGO vem a melhorar desde 2003. Os temas com minifigs ganham cada vez mais espaço nas prateleiras e catálogos e cada vez são melhores tanto aos olhos dos miúdos como graúdos.

Pessoalmente e quanto a MOCs , 2006 não foi um ano muito produtivo. Comecei com um Iate e um bar que foram projectos na sua maior parte executados no ano anterior. Fiz o Pirate's Crag que foi dos MOCs que mais satisfação me trouxe. Construí também o táxi aéreo para o universo OutroMundo . Universo este que também é o mote para vários trabalhos em curso :). De realçar a colaboração no Heavy Water da Tânia. Um MOC que ainda não me cansei de ver e que as fotos não conseguem fazer jus à sua qualidade.

Pessoalmente e quanto à comunidade comecei o ano sendo ainda LEGO Ambassador . Em Fevereiro voltei a candidatar-me e renovei (lol) até Setembro. Foi um processo bastante positivo em algumas vertentes. Conheci gente que de outra forma seria difícil; conheci vários aspectos do funcionamento da LEGO que me fizeram levar a ter outro discernimento quanto a algumas das opções da empresa; discuti assuntos e algumas dessas discussões levaram mesmo a mudanças; trabalhei em projectos bem interessantes. Este também foi o ano da saída da PLUG, há coisas que a partir de certo ponto e pelo caminho que levam deixam de dar prazer. Em Agosto fundei (em conjunto com o Pedro e a Tânia) o Fórum 0937. Local em que o tema LEGO é discutido com prazer, divertimento e interesse. Houve alturas que me fazia lembrar os meus primeiros tempos na LUGNET, sempre à coca de novos posts para poder postar ainda mais :). Em sintonia com o fórum foi criado a Wiki0937. Com um crescimento regular, tem cada vez mais artigos interessantes (muito devido ao trabalho do Pedro e Zé Pedro). Este tipo de wiki tem o problema de no princípio serem um pouco vazias. Nada que trabalho e tempo corrigam! :). Em fase de testes temos mais um novo recurso ao cargo do nine. O mundo (ou comunidade) 0937 cresceu mais do que eu próprio imaginava. Pertencer a uma comunidade onde o LEGO é o tema central das conversas é de plena satisfação para mim! A LegOficina também sofreu as suas modificações. Em Fevereiro migrei-a para os novos Blogs da Sapo (bem melhores). Após um período flurescente, decidimos por tons pastéis que habitam na verdadeira LegOficina. LegOficina que sofreu também a sua remodelação nas obras cá em casa. Muito mais confortável e prática. Este também foi o ano da passagem da mini para site próprio (com grande ajuda do Juan). O negócio foi encarado de outro e renovado modo e 2007 poderá ser o ano determinante nos destinos da mini. Este foi o ano que chat do gmail foi usado e abusado entre mim, o Juan e a Tânia. Centenas de novidades e informações "secretas" passaram pela minúscula janela. Um pouco de off-topic foi a criação, com a Tânia, do blog pequenosprazeres, local para revelar um pouco mais do que somos além do hobby LEGO.

Um ano bastante activo :). Espero que o 2007 seja ainda mais!

LBaixinho

Publicado por baixinho às 11:33
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

16
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.Tags:

. mocs alheios(279)

. comunidade 0937(251)

. sets(211)

. mocs(127)

. eventos(120)

. lego(117)

. curiosidades(98)

. legoficina(80)

. cidade(66)

. concursos(65)

. reviews(56)

. vídeos(54)

. fotografia(51)

. sites(50)

. espaço(48)

. flickr(47)

. blogs(46)

. outromundo(42)

. wip(42)

. medieval(41)

. todas as tags

.O meu próprio tema:

OutroMundo

.Arquivos:

.Fotos no Flickr!

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing photos in a set called MOCs. Make your own badge here.

.Contador


Stats

.pesquisar

 

.subscrever feeds

.Aviso:

Este blog não é apoiado nem patrocinado de alguma forma pela empresa LEGO. Podem visitar o site oficial da LEGO em www.lego.com